O Papel da Arte

Edgard Cognat : Catálogo Raisonné

 

Auto Retrato, Edgard Cognat.

EDGARD COGNAT – CATALOGAÇÃO DE TODA SUA OBRA

Toda a obra de Edgard Cognat (1919-1994) está sendo catalogada e identificada junto aos seus colecionadores para se transformar futuramente num catálogo raisonné, onde toda sua produção estará reunida. Trata-se de um trabalho longo e árduo cujo apoio de sua família e amigos tem sido fundamental.  Recentemente foi organizada no espaço cultural do Banco Central na Cidade do Rio de Janeiro, a exposição “A figura humana na obra do Mestre Edgar Cognat”, sob a curadoria de Sueli Almeida e Denilson Bedin.

Edgard Cognat começou seus estudos aos 17 anos na classe de desenho, pintura e artes decorativas com o Professor Carlos Chambelland. Aprofundou-se por conta própria na arte da gravura, produzindo obras com o amigo e gravador Hans Steiner. Em 1967, assumiu a direção da Oficina de Gravuras do Liceu de Artes e Ofícios, sucedendo o grande mestre Carlos Oswald, considerado o pai da gravura no Brasil.

Podemos afirmar que a obra gravada de Edgard Cognat pode ser considerada como um dos melhores exemplos de técnica e precisão sem contudo perder a delicadeza e a beleza de suas linhas. Edgard Cognat era dono de um traço fino e elegante, transformando suas pequenas gravuras em metal em verdadeiras peças de arte delicadas como um cristal, refinadas como uma jóia. Quando nos deparamos com suas gravuras ainda nos interrogamos:  como ele conseguiu captar tanta força num espaço tão pequeno?

Caso você tenha alguma gravura, pintura, escultura ou qualquer obra de arte produzida por esse genial artista, por favor entre em contato com o site www.edgardcognat.art.br.

O Papel da Arte possui algumas obras para venda desse grande artista.  Estão na seção “Artistas e Obras à venda”.

Julio Reis

Marília Rodrigues e a gravura brasileira

"Toda vez que tenho vontade de interferir num trabalho de um aluno procuro me lembrar que não é produzindo por ele, indicando minhas soluções plásticas, que vou fazê-lo crescer como indivíduo e artista. "   Marília Rodrigues, artista gravadora.   Há 20 anos atrás a ... leia mais

© Copyright 2010 - Todos os direitos reservados - Made with WordPress