O Papel da Arte

GOELDI: REIMPRESSÃO DE GRAVURA PARA “EDIÇÃO COMEMORATIVA”

"Lua", xilogravura original de Oswaldo Goeldi, impressa a partir da matriz original do artista.

“Lua”, xilogravura original de Oswaldo Goeldi, impressa a partir da matriz original do artista.

Para registrar a passagem do 55º ano de falecimento de Oswaldo Goeldi, um dos mais importantes artistas brasileiros durante o século passado, a Associação Cultural Oswaldo Goeldi e o Projeto Goeldi, através de sua curadora Lani Goeldi, promoveu a reimpressão de uma de suas obras originais em edição reduzida para colecionadores. A impressão seguiu os métodos originais feitos pelo artista, utilizando-se para isso a matriz original desta xilogravura, hoje pertencente a um colecionador particular. A tiragem é de apenas vinte exemplares numerados e chancelados pelo Projeto Goeldi e deste total, apenas dez unidades serão disponibilizadas ao público interessado através de um livro de ouro com pré reserva, sendo as demais impressões de propriedade das instituições envolvidas nesta efeméride.

 

A gravura "Lua", circa de 1965, é chancelada pelo Projeto Goeldi, recebendo um carimbo em relevo seco sobre cada um dos 20 exemplares.

A gravura “Lua”, circa de 1965, é chancelada pelo Projeto Goeldi, recebendo um carimbo em relevo seco sobre cada um dos 20 exemplares.

Goeldi foi o mais importante gravador expressionista brasileiro e influenciou toda uma geração de grandes artistas que se dedicaram à gravura. Artista plástico, ilustrador, gravador e professor, suas ilustrações alcançaram um amplo leque de escritores dos mais diferentes estilos como Dostoievski, Machado de Assis, Gustavo Corsão, Jorge Amado, Cassiano Ricardo e tantos outros.

 

A matriz original gravada pelo artista e utilizada para a reimpressão da tiragem póstuma pelos 55º ano de seu falecimento.

A matriz original gravada pelo artista e utilizada para a reimpressão da tiragem póstuma pelos 55º ano de seu falecimento.

Essa tiragem póstuma comemorativa, reeditada a partir da matriz produzida pelo artista,  visa acima de tudo  o reconhecimento e valorização do imenso patrimônio cultural que representa a obra de Oswaldo Goeldi na história da arte brasileira, e também a possibilidade rara e bem-vinda de poder se adquirir com segurança e a chancela do Instituto que leva o seu nome, uma de suas obras.

 

Após 50 anos, a matriz da xilogravura "Lua", pertencente a um colecionador particular, recebe novamente tinta para a impressão de uma tiragem comemorativa de apenas 20 exemplares numerados e chancelados pelo Projeto Goeldi.

Após 50 anos, a matriz da xilogravura “Lua”, pertencente a um colecionador particular, recebe novamente tinta para a impressão de uma tiragem comemorativa de apenas 20 exemplares numerados e chancelados pelo Projeto Goeldi.

 

As obras de Goeldi fazem parte de importantes instituições culturais tais como: Museu Nacional de Belas Artes – que já havia feito uma tiragem póstuma das obras de Goeldi, Biblioteca Nacional, Museu Paraense Emílio Goeldi, Museu Casa da Xilogravura e Museu de História Natural de Berna – Suíça entre outras.

A arrecadação com a venda desta tiragem será revertida ao Projeto Goeldi, que em 2017 já prepara o lançamento da primeira obra essencialmente biográfica e familiar do artista, inspirada nos relatos narradas pelos seus familiares, pesquisadores, amigos, artistas e ex-alunos. Restam pouquíssimos exemplares e para se adquirir um, o interessado deve entrar em contato direto com o projeto Goeldi através do endereço www.oswaldogoeldi.org.br

 

Ficha técnica:
Técnica: Xilogravura
Título atribuído: Lua – circa 1956
Matriz:  madeira
Dimensão: 23 X 20 cm
Suporte e cor: papel especial em duas cores: preto e vermelho
Tiragem póstuma numerada: exemplar 01 a 20
Assinatura: chancela em relevo seco do Projeto Goeldi.

Julio Reis

FAYGA OSTROWER – ENTREVISTA HISTÓRICA

"Arte não se ensina, é impossível ensinar. Assim como não se ensina ninguém a ser criativo, a ser artista. Isso é impossível. O que se pode fazer é incentivar que as pessoas eduquem a sua sensibilidade, porque isso cada um de nós ... leia mais

© Copyright 2010 - Todos os direitos reservados - Made with WordPress