Maria Leontina Mendes Franco da Costa (São Paulo SP 1917 – Rio de Janeiro RJ 1984). Pintora, gravadora, desenhista. Inicia estudos de desenho com Antônio Covello, em São Paulo, em 1938, e na primeira metade da década de 1940 estuda pintura com Waldemar da Costa. Em 1946, no Rio de Janeiro, freqüenta o ateliê de Bruno Giorgi e faz curso de museologia no Museu Histórico Nacional – MHN, entre 1946 e 1948. Em 1947, participa da exposição 19 Pintores, na Galeria Prestes Maia, em São Paulo, ao lado de Lothar Charoux, Marcelo Grassmann, Aldemir Martins, Luiz Saciolotto e Flávio Shiró. Em 1951, é convidada pelo psiquiatra e crítico de arte Osório César para orientar o setor de artes plásticas do Hospital Psiquiátrico do Juqueri. No mesmo ano, organiza uma mostra dos internos no MAM/SP. Em 1952, com bolsa de estudo do governo francês, viaja para a Europa, acompanhada pelo marido, o pintor Milton Dacosta. Em Paris, entre 1952 e 1954, freqüenta o ateliê de gravura de Johnny Friedlaender. Na década de 1960, realiza painel de azulejos para o Edifício Copan e vitrais para a Igreja Episcopal Brasileira da Santíssima Trindade, ambos em São Paulo. Inicialmente, sua obra é pautada no figurativismo de cunho expressionista, mas paulatinamente passa ao abstrato, sem seguir o rigor da geometria pura. Em 1960, em Nova York, recebe o prêmio nacional da Fundação Guggenheim e, em 1975, o prêmio pintura da Associação Paulista de Críticos de Artes – APCA.
Fonte: www.itaucultural.org.br
Obras à venda:
“Sem título”, série Estandartes.
Gravura em metal, ponta-seca.
Tiragem: 16/100
Dimensão imagem: 19,5cm x 13,6cm
Dimensão da folha: 32,9cm x 23,9cm
R$ 1.500,00
“Sem título“, 1964.
Gravura em metal, ponta seca e buril.
Tiragem: 60/100
Dimensão imagem: 14,5cm x 29,2cm
Dimensão da folha: 24cm x 37cm
R$ 1.500,00
“Sem título“, água forte.
Tiragem: 30/100
Dimensão imagem: 13,3cm x 19,4cm
Dimensão da folha: 23,7cm x 29,9cm
R$ 1.500,00
"O Brasil é a minha segunda pátria; e daqui, se Deus quizer, não sairei jamais." Oscar Rothkirch Dentre os muitos artistas que estiveram no Brasil na primeira metade do século passado, um em especial continua até hoje desconhecido entre os estudiosos da gravura e completamente ... leia mais