O Papel da Arte

Linde, Carlos

  

Outros nomes: Linde, C. Linde, Carl Linde, Carlos Linde, Karl Lindt, Karl Linde, Karl Carlos Linde 

Carlos Linde nasceu na Alemanha por volta de 1830 e chegou ao Rio de Janeiro em 1858, onde veio a falecer em 1873. Nada se sabe sobre a formação artística deste pintor e litógrafo que fundou com os irmãos Carlos e Henrique Fleiuss (1823-1882), o Instituto Artístico de Fleiuss Irmãos & Linde em 1859 (que obteve o título de “Imperial” em 1863). A partir de 1860 este Instituto publicou a Semana Illustrada, que circulou por mais de quinze anos e teve em Linde seu principal colaborador, sobretudo em ilustrações relacionadas à Guerra do Paraguai, como foi a série de oito grandes litografias Glorias da Marinha Brazileira publicada como “Suplemento”. Em 1864 o Instituto Imperial publicou por ordem do Ministério D´Agricultura, Commercio e Obras Públicas  o albúm “Estrada de Ferro de Dom Pedro II: vistas dos pontos mais importantes desde a estação da Corte até a do commércio e  plantas das pontes sobre os rios Sant`Anna, Sacra Familia, Rio das Mortes, Pirahy e Parahyba”, em  grande formato com 29 litografias (27 feitas por Linde e 2 por Fleiuss), atualmente muito raro e inexplicavelmente não reproduzido até hoje. Linde participou do Salão de 1859 (medalha de ouro) e ainda em 1864, 1866 e 1867, e constou do Almanak Laemmert como paisagista e retratista de 1859 a 1862. Grande parte de sua vasta obra encontra-se  relacionada no CEHB e várias se encontram reproduzidas na obra Pintores alemães no Brasil, de Maria Elizabete Santos Peixoto. Em 1862 ilustrou com doze litografias a obra Um passeio pela Cidade do Rio de Janeiro, de Joaquim Manoel Macedo,  álbum do Rio de Janeiro contendo o panorama de doze vistas, tiradas ao natural por Linde. 

Fonte: STICKEL, Erico João Siriuba. Uma pequena biblioteca particular: subsídios para o estudo da iconografia no Brasil. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004. 

Obras disponíveis: 

Essa é uma rara oportunidade de se  adquirir  uma  litografia do albúm “Estrada de Ferro de Dom Pedro II: vistas dos pontos mais importantes desde a estação da Corte até a do comércio e  plantas das pontes sobre os rios Sant`Anna, Sacra Familia, Rio das Mortes, Pirahy e Parahyba”,  publicadas por Carlos Linde em 1864  pelo Imperial Instituto Artístico.   

"Estação de Rodeio e Viaduto", litografia colorida a mão, 1864, de Carlos Linde.

“Estação de Rodeio e Viaduto”
Litografia do Album “Vistas da Estrada de Ferro Dom Pedro II”,  1864.
Litografia Colorida à mão com legenda em 4 idiomas.
Formato: 55 x 38 cm
R$ 4.800,00 

"Ponte sobre o Rio Piraí", litografia colorida a mão, 1864, de Carlos Linde.

“Ponte sobre o Rio Piraí”
Litografia do Album “Vistas da Estrada de Ferro Dom Pedro II” ,  1864.
Litografia Colorida à mão com legenda em 4 idiomas.
Formato: 55 x 38 cm
R$ 4.800,00

GOELDI: “um artista desconhecido” em 1926

No natal de 1926, no Rio de Janeiro, o diplomata Erwin Zack publica no periódico O JORNAL, uma crítica com o título "Um artista desconhecido" alusiva à obra de Oswald Goeldi. Seu magnífico texto, escrito há quase um século já revelava para ... leia mais

© Copyright 2010 - Todos os direitos reservados - Made with WordPress