O Papel da Arte

Linde, Carlos

Outros nomes: Linde, C. Linde, Carl Linde, Carlos Linde, Karl Lindt, Karl Linde, Karl Carlos Linde 

Carlos Linde nasceu na Alemanha por volta de 1830 e chegou ao Rio de Janeiro em 1858, onde veio a falecer em 1873. Nada se sabe sobre a formação artística deste pintor e litógrafo que fundou com os irmãos Carlos e Henrique Fleiuss (1823-1882), o Instituto Artístico de Fleiuss Irmãos & Linde em 1859 (que obteve o título de “Imperial” em 1863). A partir de 1860 este Instituto publicou a Semana Illustrada, que circulou por mais de quinze anos e teve em Linde seu principal colaborador, sobretudo em ilustrações relacionadas à Guerra do Paraguai, como foi a série de oito grandes litografias Glorias da Marinha Brazileira publicada como “Suplemento”. Em 1864 o Instituto Imperial publicou por ordem do Ministério D´Agricultura, Commercio e Obras Públicas  o albúm “Estrada de Ferro de Dom Pedro II: vistas dos pontos mais importantes desde a estação da Corte até a do commércio e  plantas das pontes sobre os rios Sant`Anna, Sacra Familia, Rio das Mortes, Pirahy e Parahyba”, em  grande formato com 29 litografias (27 feitas por Linde e 2 por Fleiuss), atualmente muito raro e inexplicavelmente não reproduzido até hoje. Linde participou do Salão de 1859 (medalha de ouro) e ainda em 1864, 1866 e 1867, e constou do Almanak Laemmert como paisagista e retratista de 1859 a 1862. Grande parte de sua vasta obra encontra-se  relacionada no CEHB e várias se encontram reproduzidas na obra Pintores alemães no Brasil, de Maria Elizabete Santos Peixoto. Em 1862 ilustrou com doze litografias a obra Um passeio pela Cidade do Rio de Janeiro, de Joaquim Manoel Macedo,  álbum do Rio de Janeiro contendo o panorama de doze vistas, tiradas ao natural por Linde. 

Fonte: STICKEL, Erico João Siriuba. Uma pequena biblioteca particular: subsídios para o estudo da iconografia no Brasil. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004. 

Obras disponíveis: 

Essa é uma rara oportunidade de se  adquirir  uma  litografia do albúm “Estrada de Ferro de Dom Pedro II: vistas dos pontos mais importantes desde a estação da Corte até a do comércio e  plantas das pontes sobre os rios Sant`Anna, Sacra Familia, Rio das Mortes, Pirahy e Parahyba”,  publicadas por Carlos Linde em 1864  pelo Imperial Instituto Artístico.   

“Estação de Rodeio e Viaduto”
Litografia do Album “Vistas da Estrada de Ferro Dom Pedro II”,  1864.
Litografia Colorida à mão com legenda em 4 idiomas.
Formato: 55 x 38 cm
SOB CONSULTA

“Ponte sobre o Rio Piraí”
Litografia do Album “Vistas da Estrada de Ferro Dom Pedro II” ,  1864.
Litografia Colorida à mão com legenda em 4 idiomas.
Formato: 55 x 38 cm
SOB CONSULTA

EXPOSIÇÃO “RUGENDAS: UM CRONISTA VIAJANTE” NA CAIXA CULTURAL SP

  Poucos artistas estrangeiros que estiveram no Brasil,  conhecidos como pintores viajantes, conseguiram  a notoriedade que  Rugendas recebeu ao desembarcar por aqui em sua segunda visita. Foi recebido com honras jamais alcançadas até então por qualquer outro artista que tenha produzido uma grande ... leia mais

© Copyright 2010 - Todos os direitos reservados - Made with WordPress