O Papel da Arte

LINÓLEO

"Galo", linóleo, 1942. Lívio Abramo.

O pedaço de linóleo recebe o cavamento como na xilo, por goiva ou canivetes. Poder ser ferramentas mais frágeis do que as usadas para a madeira. Não há possibilidade de realizar traços finos e a impressão é idêntica a da xilogravura. Como características principais, as chapadas de preto compacto, sem o vestígio da fibra, que se nota na gravura em madeira. Ausência de traços finos e de cinzas.

Fonte:

DASILVA, Orlando. A Arte maior da Gravura: participação gráfica de Marcello Grassmann. São Paulo, ESPADE, 1976.

A XILOGRAFIA POPULAR DO NORDESTE E ALGUNS CASOS DE INTERCÂMBIO FORMAL COM A ARTE ERUDITA

Mario Barata Um estudo sobre a gravura brasileira não pode deixar de examinar alguns dos contatos que no século XX existiram entre a xilo popular e a arte erudita. A partir de colecionamentos básicos, como os da Fundação Casa de Rui Barbosa (RJ), ... leia mais

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