O Papel da Arte

O PAPEL DA ARTE

 

Claudio Correia e Castro, Anísio Medeiros, Poty, Lívio Abramo, Fayga Ostrower, Oswaldo Goeldi, Ligia Pape, Darel, Iberê Camargo e Marcelo Grassmann. Foto gentilmente cedida pelo Projeto Goeldi.

O objetivo deste espaço é falar sobre esses artistas corajosos que encontraram no papel o suporte ideal para o desenvolvimento de suas carreiras, utilizando para isso as mais diversas técnicas de impressão: a xilogravura, a gravura em metal, a serigrafia, a litogravura, o buril etc. Pretendemos aqui não só divulgar a arte dos grandes mestres da gravura brasileira mas também dos artistas que usaram o papel como expansão do espírito criativo. Falaremos sobre as mais diversas técnicas de impressão, daremos sugestões bibliográficas, entrevistaremos  curadores,  técnicos e profissionais ligados ao mundo do papel, possibilitando aos amantes dessa tradição a venda e a aquisição de obras categorizadas, com segurança e transparência.

Conversaremos com grandes mestres da gravura no Brasil, prestaremos serviço de restauração, dicas sobre como melhor conservar  e emoldurar as obras,  conversas com colecionadores e especialistas no assunto.

Enfim, pretendemos tornar esse site um local democrático, freqüentado por todos os amantes da gravura, sejam eles artistas ou simples admiradores como nós. Aproveitem!

Julio Reis

GOELDI: “um artista desconhecido” em 1926

No natal de 1926, no Rio de Janeiro, o diplomata Erwin Zack publica no periódico O JORNAL, uma crítica com o título "Um artista desconhecido" alusiva à obra de Oswald Goeldi. Seu magnífico texto, escrito há quase um século já revelava para ... leia mais

© Copyright 2010 - Todos os direitos reservados - Made with WordPress