O Papel da Arte

“To the Society of Goffers at Blackheath”, a primeira imagem impressa de um golfista.

"To the Society of Goffers at Blackheath", gravura em metal, 1790. Lemuel Francis Abbott.

To the Society of Goffers at Blackheath ou “Para a Sociedade de jogadores de golfe do Clube Blackheath”, é uma gravura em metal feita em homenagem ao mais antigo Clube de Golf do mundo, o Royal Blackheath Golf Club, fundado em Londres em data não estabelecida oficialmente porém anterior a 1745.

Essa bela gravura constitui-se no primeiro documento iconográfico feito de um jogador de golfe acompanhado de seu Caddi. William Innes (1760-1803) era o Capitão da Companhia de golfistas em Blackheath, agora conhecida como Royal Blackheath. Originalmente publicada em preto e branco e colorida à mão, essa gravura foi produzida a partir do desenho de Lemuel Francis Abbott (1760-1802), importante pintor de retratos da corte inglesa no século 18. A gravura é de 1790, em mezzotinta, originalmente impressa em preto e branco. Posteriormente foi colorida por V. Green, gravada para sua Majestade o Elector Palatine. Abaixo do título lê-se a  inscrição “Este prato é apenas com respeito dedicado por seu mais humilde servo Lemuel Francis Abbott”. Este exemplar é do final do século XIX, no formato 32,5cm x 45cm e área total do papel de 46cm x 58cm.  Não está  emoldurada pois passou por um processo de restauração para limpar vestígios de oxidação do papel.

Qual jogador de golfe não gostaria de ter em sua parede um exemplar raro e original desta que é a primeira imagem conhecida de um golfista? O Papel da Arte, especializado em obras de arte sobre papel, possui esse único exemplar disponibilizado para venda pelo valor de R$ 1.500,00.

 

Julio Reis

FAYGA OSTROWER : gravura abstrata, primeiras experiências.

Há 20 anos atrás a Oficina do SESC-TIJUCA, publicou três livros de entrevistas denominado “GRAVURA BRASILEIRA HOJE: depoimentos”, coordenado pelas professoras  Heloisa Pires Ferreira e Maria Luisa Távora e com as entrevistas feitas por Adamastor Camará,  onde foram colhidos o testemunho dos ... leia mais

© Copyright 2010 - Todos os direitos reservados - Made with WordPress