O Papel da Arte

Tupinambá, Yara

Yara Tupynambá, artista plástica mineira.

Yara Tupynambá, artista plástica mineira.

 

 

 

 

 

 

 

Nasceu em Montes Claros, MG. Estudou com Guignard e Goeldi e foi bolsista do Pratt Institute, New York. Participou dos Salões de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Paraná, Rio Grande do Sul, Salvador, Pernambuco e Ouro Preto, Participante das Bienais de São Paulo e de Salvador; foi Sala Especial da Bienal de São Paulo, do Salão da Gravura de Ouro Preto e do Salão Global de Belo Horizonte.

Selecionada para importantes mostras nacionais como: 50 anos de Arte no Brasil, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; Hoje-Ontem e 50 anos de Arte Brasileira, na Galeria Colecttio e no Museu de Arte Moderna de São Paulo, Gravadores brasileiros no Paço das Artes, Rio; Gravadores Brasileiros no ICBEU do Rio e de Porto Alegre; 100 artistas brasileiros de 22 a 80, Galeria Renato Magalhães Gouveia, São Paulo; 60 artistas selecionados em 60 anos, no ICBEU, Rio de Janeiro; JK e a modernidade no Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro; homenagem a Carlos Drummond de Andrade na Galeria Mali Villas-Boas e Galeria de Arte Julio Prestes em São Paulo, Homenagem a Drummond na Galeria Ana Terra em Vitória, A mesa de Carlos Drummond de Andrade, Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

Selecionada para representar a arte mineira em todas as grandes coletivas organizadas por entidades oficiais de Minas, como Museu de Arte de Belo Horizonte, Museu Histórico Abílio Barreto, Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais e Telemar. Participou de inúmeras mostras internacionais como: I Certame Latino-Americano de Xilogravura, em Buenos Aires, Argentina; Artistas Brasileiros em Indiana e Ohio; no American Cultural Institute, em Washington; Brazilian Cultural Institute em New York; na Xilon Internacional que, de dois em dois anos, percorre toda a Europa. Expôs individualmente em Paris, New York, San Francisco, Londres, Santiago do Chile, Assunção.

Incluída em Museus e coleções internacionais na Nigéria, Iugoslávia, Paris e Santiago do Chile. No Brasil tem trabalhos no acervo da Universidade Federal de Minas Gerais, Museu Mineiro, Museu de Arte da Pampulha, Museu Nacional de Belas Artes. Rio. Participante da Bienal de Gravura sobre Madeira, em Ivry, França. Foi professora de gravura da Escola Guignard e da Universidade Federal de Minas Gerais e diretora da Escola de Belas Artes da UFMG.

Obra à venda:

"Carta de Dom Rodrigo", serigrafia colorida, de Yara Tupynambá.

“Carta de Dom Rodrigo”, serigrafia colorida, de Yara Tupynambá.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


“Carta de Dom Rodrigo”
Serigrafia colorida, s/data.
Tiragem:246/400.
Medida imagem: 65cm x 46cm
Medida folha: 60cm x 80cm
R$ 300,00

Hans Steiner – Retrospectiva de sua obra na Itália

O artista gravador Hans Steiner (1910-1974)  finalmente receberá neste mês de setembro na cidade que escolheu para passar seus últimos dias, Gorizia na Itália, uma grande mostra retrospectiva de sua carreira como artista gravador.  “Hans / Steiner / RIO – IL SEGNO ... leia mais

© Copyright 2010 - Todos os direitos reservados - Made with WordPress